junho 30, 2007

Expedições...

Eu não citei nenhuma vez aqui o programa “Expedições pelo Mundo da Cultura”, em São Paulo. Participei de todas as reuniões, inclusive uma extra, sobre um tema pré-determinado e espero ansiosamente por outro dia especial. São reuniões onde se toma contato com temas da alta cultura, onde são lidas e discutidas partes dos livros em questão. Não é um curso de filosofia e nem um curso de literatura. Vamos aos temas.

A primeira reunião, realizada em fevereiro, abordou o livro “Crime e Castigo”, de Fiodor Dostoievski. A segunda foi em março sobre o livro “O Estrangeiro”, de Albert Camus. Na terceira reunião, também em março, o livro abordado foi “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley. A quarta e mais longa até o momento, ocorrida em maio, abordou o livro de René Guenón, “A Crise do Mundo Moderno”, o único esgotado nas livrarias. Este também será um dos dois ensaios estudados no programa. No começo de junho, foi realizada a quinta reunião, onde foi estudada a obra “Hamlet”, de William Shakespeare. E hoje será realizado o sexto encontro, de onze previstos, sobre a peça de teatro “Antígona”, de Sófocles.

A reunião extra que ocorreu em maio, foi a respeito do filme “Quem somos nós”, talvez um dos dez piores filmes que assisti nos últimos dez anos. Assim como atualmente “O Segredo”, que eu ainda não assisti, é um filme que desperta a curiosidade das pessoas sobre o “exoterismo”. A próxima reunião extra, que muito me interessa, será sobre a obra de Fiodor Dostoievski, onde provavelmente serão discutidas outras 4 obras. Esta sessão extra será orientada também por Ipojuca Pontes, cineasta e jornalista, além de José Monir Nasser, professor da PUC de Curitiba, orientador do programa.

Os próximos encontros a serem realizados são: o romance “A Metamorfose”, de Franz Kafka, em julho, o ensaio “A Rebelião das Massas”, de Jose Ortega y Gasset, em agosto, “Rei Lear”, de William Shakespeare, em setembro, “Apologia de Sócrates”, de Platão, em outubro e o fechamento, em dezembro, com “A Divina Comédia”, de Danti Alighieri. Este livro também foi o fechamento do programa no ano de 2006, em Curitiba. Este ano o fechamento de Curitiba, realizado no final de novembro, será o livro de Miguel de Cervantes, “Dom Quixote”.

Nenhum comentário:

Os três textos

Já que continuo aguardando o Renzo Piano da postagem anterior – comprar a Black Friday é isso: o melhor preço, porém, não chega nunca – aca...